Prospecção de clientes

O que será feito?

Elevar o nível de prospecção dos vendedores e aprimorar a metodologia de prospecção progressivamente.

Por que deve ser feito?

Para que seja criada uma cultura de prospecção e acompanhamento de leads e clientes que vieram à loja, mas por qualquer motivo não concretizaram a compra.

Onde será feito?

Na própria loja.

Quando será feito?

Todos os dias pela manhã com distribuição das listas de acompanhamento; durante o dia, no tempo ocioso dos vendedores, com a manutenção das ações de prospect; ao final do dia com o recolhimento das listas; Aos finais de cada semana, com os feedback da gerência aos vendedores sobre os resultados e o feedback dos vendedores ao gerente para avaliação da metodologia aplicada a fim de aprimoramento do processo. Ao final de cada mês com um relatório da gerência à direção da empresa, com a finalidade de medir nível de comprometimento de cada vendedor, além de estudar as áreas que precisam ser melhoradas, com base no aferido nas reuniões semanais, e avaliar como cada vendedor pode ter suas habilidades potencializadas.

Quem fará?

Cada vendedor fará o acompanhamento dos clientes e o gerente fará o acompanhamento dos vendedores.

Como será feito?

Os vendedores receberão, todos os dias, uma tabela com campos a serem preenchidos durante todo o mês com os dados dos clientes oriundos de contato telefônico e de visitas à loja, mesmo de clientes oriundos do atendimento no pátio comercial. Após o primeiro contato, os vendedores deverão fazer um contato com esses leads dentro de um tempo determinado pela direção da empresa e, após esse segundo contato (o primeiro contato terá ocorrido pelo atendimento telefônico ou em pátio), deverão entrar em contato, preferencialmente por email ou Whatsapp, não abrindo mão do contato telefônico, enviando conteúdo relevante sobre o veículo procurado pelo lead, dentro de um período a ser determinado pela direção da empresa.

Quanto custará?

Não há custos além da impressão dos formulários mensais e aumento das ligações telefônicas. Os custos que poderiam ser mensurados pela ocupação dos vendedores (horas de trabalho) são desconsiderados, pois a equipe de vendas deverá, de uma forma ou de outra, cumprir o expediente comercial.

Domínio em Informática da Equipe de Vendas

O que será feito?

Gerar em cada vendedor um nível acima da média de conhecimento em informática, principalmente em email marketing e digitação, além de elevar o conhecimento dos sistemas de cada financeira cadastrada na empresa.

Por que deve ser feito?

Para que cada vendedor seja totalmente independente no que suas funções lhe exigirem no uso da informática, tornando a equipe cada vez mais autônoma no que se refere à dependência de ações dos operadores das financeiras e preparados para o que o cenário atual tem remetido para um futuro próximo, a informatização total das ações de financiamento e demais atividades relacionadas ao setor de atuação da empresa.

Onde será feito?

Na própria empresa.

Quando será feito?

Às terças e quintas-feiras, logo após as atividades de abertura da loja.

Quem fará?

Os vendedores que perceberem em si dificuldades nas áreas relacionadas ao uso da informática ligadas à sua ambiência de trabalho, e práticas com as financeiras e seus processos junto à empresa. Esses vendedores serão treinados por membros da própria empresa (Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual) e, também, por operadores e gerentes das financeiras.

Como será feito?

Os vendedores formarão uma turma de informática por duas vezes por semana, com aulas de informática básica e intermediária com foco nos programa e aplicativos relacionados com sua rotina de trabalho. Serão ensinados sobre Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Word, Excel, além dos sistemas de cada financeira. Esse treinamento será passado pelos vendedores mais familiarizados com o que deverá ser ensinado para que a empresa adquira uma cultura de Gestão do Conhecimento, o que propiciará, com o tempo, uma prática de ensino em nível inconsciente, gerando professores e alunos em tempo integral, dispostos a ensinar e aprender com seus colegas de trabalho.

Os operadores de crédito e os gerentes das financeiras farão parte desse processo, cada um em seu tempo, ensinando sobre a melhor maneira de usufruir de seus sistemas de crédito, gerando autonomia a cada vendedor para, não apenas enviar as propostas à central de crédito, mas resolver possíveis problemas sem a necessidade de acionamento dos operadores, o que proporcionará preparo à equipe e antecipação ao futuro do cenário que tem sido desenvolvido pelas financeiras que, cada vez mais estão passando suas funções de plano operacionais para responsabilidade das empresas.

Quanto custará?

Novamente, os custos serão apenas com impressão de papel. Os alunos deverão ter material impresso para estudos.

Escrito por: William Queiroz

Fonte: [https://www.linkedin.com/pulse/plano-de-a%C3%A7%C3%A3o-para-equipe-vendas-5w2h-willian-queiroz]