Crise de Covid-19 na Malásia para VW em Taubaté mais uma vez

A Volkswagen fará uma terceira parada na produção da fábrica da Taubaté, no Vale do Paraíba, por falta de suprimentos para fabricação dos modelos Gol e Voyage. O motivo é a Covid-19, mas não na cidade paulista.

Muito distante daqui, na Malásia, uma nova onda de coronavírus fez o país asiático entrar em lockdown e a produção de componentes eletrônicos foi suspensa por lá, afetando o abastecimento de chips para a Volkswagen no Brasil.

O fechamento dos portos da Malásia, um país com dois territórios separados pelo Mar da China Meridional, impede que mesmo a produção feita possa ser enviada ao exterior.

Com isso, a fábrica paulista suspenderá a produção da dupla de compactos populares por 10 dias, a partir de 30 de agosto, segundo o sindicato local. Entre 7 e 16 de junho, a planta ficou parada por falta de chips.

Depois, entre 2 e 12 de julho, também suspendeu a produção. A Volkswagen emitiu nota esclarecendo o motivo da paralisação:

Crise de Covid-19 na Malásia para VW em Taubaté mais uma vez

“A escassez de capacidades de semicondutores leva a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente. Isso também tem gerado problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo durante o ano de 2021. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen”.

No ABC, a VW mantém um turno e deu férias coletivas para outro turno, enquanto a unidade de São José dos Pinhais e de São Carlos, operam apenas com um período de trabalho apenas.

Com isso, a oferta dos modelos Gol e Voyage continuará reduzida no mercado, assim como de outros modelos da VW, que no ranking de vendas de julho, caiu de segundo para terceiro lugar, ultrapassada pela Toyota.

Em São Bernardo do Campo, a VW faz os modelos Saveiro, Polo, Virtus e Nivus, enquanto Fox e T-Cross saem do Paraná. O hatch veterano até perdeu a multimídia por falta de semicondutores.

[Fonte: AB]

[https://www.noticiasautomotivas.com.br/crise-de-covid-19-na-malasia-para-vw-em-taubate-mais-uma-vez/]