1 Padronização de processos

Toda organização visa ao crescimento e ao desenvolvimento. Porém, um crescimento desordenado pode pôr tudo a perder. Daí a importância de um Sistema de Gestão Integrada para estruturar um desenvolvimento salutar.

A utilização de um ERP direcionará os colaboradores no sentido da padronização de processos, conduzindo-os, assim, à implementação das melhores práticas no segmento de atuação.

Na prática, isso significa redução de custos e eliminação de trabalhos manuais em diversas tarefas, resultando em aumento de produtividade, já que os colaboradores poderão se focar em ações mais estratégicas, enquanto o sistema se encarregará de uma série de processos automaticamente.

2 Abolição de diversos softwares

Imagine uma corporação que utiliza diferentes programas para diversas tarefas, como contas a pagar, contas a receber, impostos, folha de pagamentos, controle de produção, controle de estoque, controle de vendas, etc.

Não é difícil concluir que não será possível a integração de todas as informações, sem contar com o custo elevado de adquirir todos os softwares e o trabalho para geri-los. Tudo isso implica em perda de tempo e dinheiro.

Com a implementação de um Sistema de Gestão Integrada, você agregará todos os processos, havendo um controle de gerenciamento do início ao fim. Não apenas os custos são reduzidos, mas melhora-se a comunicação interna da organização.

3 Diminuição de retrabalho e confiabilidade de informações

Um Sistema de Gestão Integrada promoverá a drástica redução de retrabalho, fazendo com que as informações transitem pelos vários setores da organização sem manipulação ou alteração de dados.

Com as tarefas automatizadas, os recursos humanos poderão se dedicar a tarefas mais complexas. Além disso, considerando que os dados não serão mais manipulados, a margem de erros diminuirá, aumentando, por consequência, o grau de confiabilidade.

4 Melhor gerenciamento de estoque e redução de perdas

Com um Sistema de Gestão Integrada, é possível melhorar a gestão de compras e de estoque, reduzindo, dessa forma, os gastos de uma corporação. Um software eficiente proporciona ao gestor grande controle sobre entradas e saídas de produtos, proporcionando um gerenciamento muito mais simples e eficaz.

Havendo uma visão clara, a redução de custos e perdas se revelará em todas as etapas de um projeto, seja em planejamento, execução, cadeia produtiva ou logística. Assim, todas as operações que não agreguem valor a um produto final serão removidas do processo.

5 Automatização de processos burocráticos

Em qualquer organização, é inevitável que haja processos burocráticos. No entanto, com um Sistema de Gestão Integrada é possível automatizar essas rotinas.

Geração de notas fiscais e cálculo de impostos, por exemplo, são algumas operações das quais pode se encarregar um ERP, reduzindo o tempo de execução de tarefas e liberando colaboradores para tarefas mais estratégicas.

Some-se a isso a segurança e a exatidão das informações, já que não passam pelo trato manual, e teremos mais produtividade e eficiência para a organização.

6 Aumento de produtividade

O já citado aumento de produtividade pode ser visto como resultado de outros fatores, tais como a padronização de processos ou a diminuição de retrabalho, dentre outros.

O fato é que a automação promovida por um bom Sistema de Gestão agiliza processos, economiza tempo e otimiza os esforços das equipes, que podem se orientar mais a planejamento, análises de desempenho e vendas, por exemplo.

Tudo isso faz com que a organização não apenas garanta sua eficiência e sobrevivência, mas possa ter um crescimento ordenado e sustentável.

7 Utilização de dashboards como apoio à gestão

Diversas dúvidas e problemas podem surgir na gestão de uma organização. Nesse cenário, a utilização de dashboards em um Sistema de Gestão oferece apoio em cada tarefa a ser realizada.

Trata-se de um painel de controle para visualizar o que é executado em cada setor, oferecendo uma visão muito mais clara da corporação e auxiliando na simplificação de controle de vários processos.

Ferramentas poderosas como o BI (Business Intelligence) fornecem gráficos que mostram o desempenho das tarefas, de modo que erros no processo podem ser sanados em tempo real.

8 Segurança total para dados e informações

Em tempos de ataques virtuais, além de diversos outros imprevistos, é primordial ter segurança quanto às informações da sua organização. Nesse sentido, um bom Sistema de Gestão garante a manutenção segura de dados.

Um serviço de Cloud Backup e Monitoramento em Nuvem oferecido, garantirá que dados e informações da sua organização sejam guardados de modo totalmente seguro.

Se o monitoramento e a análise técnica forem feitos por especialistas na área, isso resultará, além da segurança, em performance e eficiência para sua organização.

9 Monitoramento de resultados

Dispondo de um Sistema de Integrado, o gestor e suas equipes estratégicas poderão acompanhar de perto os resultados da organização.

Dessa forma, é possível fazer alterações com vistas ao atingimento de metas, avaliar o desempenho dos colaboradores, a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes.

Entram em cena aplicativos de suporte à tomada de decisão que, munidos de gráficos e relatórios concisos, oferecem ao gestor o apoio essencial para uma boa administração e um controle total.

10 Fortalecimento da marca

Além dos benefícios já mencionados – que são alguns dentre os promovidos por um Sistema de Gestão –, a organização aumentará seu grau de competitividade com maiores índices de satisfação dos clientes.

Isso contribuirá para o fortalecimento da marca junto ao seu mercado de atuação.

[Fonte: SIG]