Se no passado, o conserto de um carro podia ser realizado em oficinas pequenas, muitas das vezes em ambientes de pouca infraestrutura e com utilização apenas de ferramentas básicas, a evolução dos veículos e suas tecnologias embarcadas, não admitem mais esse cenário. “O exigente consumidor brasileiro, apaixonado por carros, está atrás de segurança e garantias de que a reparação seja realmente eficiente e com qualidade, tendo a certeza de o seu veículo esteja nas mãos de profissionais treinados e capacitados”, comenta o gerente do Carbel Supercenter, Flávio Wiliam.

Segundo Wiliam, as tecnologias presentes nos veículos exigem conhecimento específico e equipamentos modernos e avançados. “Grande parte dos carros de hoje possuem muitos componentes eletrônicos, como computadores de bordo, sensores e interatividade com o condutor”.

“Na maioria dos reparos de funilaria ou mecânica é preciso desmontar o veículo e, sem esse conhecimento específico, não há como entregar um bom serviço”.

O segmento de manutenção automotiva conta hoje com vários equipamentos para rastrear o carro, diagnosticar os problemas e regular os sensores, com isso, os custos de manutenção seja para preparar o carro ou dar garantia de pós-venda tendem a serem cada vez mais caros e especializados.

[Fonte: SGS]