Após 24 anos de produção nacional, o último Honda Civic brasileiro será produzido em novembro. A informação é do site Autos Segredos, que afirma que fornecedores da fabricante japonesa já foram comunicados que o sedã médio não terá produção em dezembro.

O sedã médio está em produção na fábrica da Honda em Sumaré (SP) desde 6 de outubro de 1997. Contudo, várias questões pesaram para a decisão de tirar de linha o Civic no Brasil.

A primeira delas já era prevista: desde 2019 a Honda está migrando a produção de seus carros para a fábrica de Itirapina (SP), que estava parada desde que foi inaugurada, em 2015. Desde 2018 está definido que a produção de automóveis em Sumaré seria encerrada ao fim de 2021.

Além disso, a décima geração do Honda Civic já estava fazendo hora extra no Brasil. A 11a geração já está à venda no exterior e até será vendida no Brasil, mas importada (possivelmente do EUA). As perspectivas do segmento de sedãs médios no Brasil não são boas o suficiente para justificar o investimento na produção nacional da nova geração do Civic.

Eu sei no que você está pensando. Sim, como importado o Honda Civic ficará ainda mais caro. Contudo, a tendência é que ele chegue apenas equipado com o motor 1.5 turbo em versão ainda mais potente que a usada no atual Civic Touring. Hoje o sedã tem preços entre R$ 121.000 e R$ 164.900.

A tendência é que o público dos Civic 2.0 atuais acabe migrando para a nova geração do Honda City, que estreia na virada do ano com novo motor 1.5, ainda aspirado mas com injeção direta. Além disso, terá novos equipamentos hoje encontrados apenas no Civic. É exatamente a mesma relação vista entre Jetta e Virtus, e entre Sentra e Versa.

Os sedãs compactos são os novos sedãs médios. Mas a preço de sedã médios.

A fábrica da Honda em Sumaré seguirá ativa com a produção de motores, incluindo fundição e usinagem, injeção de plásticos e seguirá com os setores de engenharia de qualidade,

planejamento industrial, logística e peças. A unidade seguirá, também, como sede administrativa da Honda South America, e com os centros de pesquisa e desenvolvimento de automóveis e de treinamento técnico para concessionárias.

O início da produção do Civic no Brasil (1997).

Este foi o primeiro Honda Civic fabricado no Brasil, um LX 1997 Caio Mattos/Honda

Das marcas que haviam estreado no Brasil após a abertura das importações de automóveis, em 1992, a Honda foi a primeira a instalar uma fábrica no Brasil. Isso foi um acontecimento que mudaria a história da indústria nacional ao colocar os carros feitos no país em um novo patamar de qualidade.

O Honda Civic nacionalizado tinha, no começo da produção, 40% dos componentes feitos por aqui mesmo. Mas, até 1998, todas as peças de estamparia chegavam importadas, já que o maquinário ainda não estava instalado na fábrica. Processos de solda e pintura, porém, eram feitos no Brasil.

Quando o novo Honda Civic estreia no Brasil?
A expectativa é pelo lançamento no fim de 2022. Isso porque no primeiro semestre a Honda pretende se dedicar ao lançamento do City: primeiro na carroceria sedã, no fim de 2021, e depois na inédita carroceria hatchback, no primeiro trimestre do ano.

Além do preço, o novo Civic terá o motor 1.5 turbo para se distanciar do “irmão” menor.

O motor 1.5 i-VTEC Turbo não é uma grande novidade, mas melhorias no fluxo do escape e a adoção de variação da abertura das válvulas da escape e de tempo para os dois comandos elevaram o rendimento. Agora tem 182 cv e 24,5 kgfm, contra os 173 cv e 22,4 kgfm do modelo vendido atualmente no Brasil.

O novo Civic Touring dispõe de uma boa lista de equipamentos, incluindo central multimídia com tela de 9 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), sistema de som Bose, carregador de celulares por indução, roteador wi-fi, quadro de instrumentos digital, partida remota pela chave, faróis de LED e rodas de 18 polegadas.

Ele também é equipado com diversos sistemas de segurança, como frenagem automática de emergência, alerta e correção para saídas de faixas, leitura de placas de trânsito, piloto automático

adaptativo, airbags frontais, laterais e de cortina, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e tração. Estes equipamentos, que compõem o pacote Honda Sensing, estarão nos carros destinados ao Brasil.

[Fonte: 4R]