O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que ajuda o empreendedor a ter mais controle das entradas e saídas de dinheiro da empresa. Isso engloba as despesas do negócio, como salários, aluguel do espaço, energia e internet e também as receitas de vendas a prazo, com parcelamento no cartão, por exemplo.
Por meio dele, é possível acompanhar as movimentações, assim como garantir equilíbrio financeiro e se certificar das oportunidades de negociação de prazos com clientes e fornecedores. É bastante comum muitos empreendedores fazerem seu fluxo de caixa em papel, mas hoje em dia existem tecnologias que otimizam esse processo, principalmente um sistema de gestão integrada.
Para que serve o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa proporciona o acompanhamento das movimentações financeiras da empresa ao longo do tempo. Sendo assim, facilita as tomadas de decisão em relação ao capital do negócio.
Por que fazer fluxo de caixa?
Fluxo de caixa é uma ferramenta que está totalmente ligada ao controle financeiro da empresa e, sem ela, torna-se inviável calcular as entradas e saídas de dinheiro do caixa.
Como analisar o fluxo de caixa?
Antes de entrar nos detalhes de como fazer uma análise de fluxo de caixa, vamos nos aprofundar brevemente em uma importante parte dessa atividade.
Capital de giro
O capital de giro diz respeito ao que a empresa possui, seja no caixa, nas contas a receber, na conta corrente bancária ou no estoque. Calculá-lo é essencial para diagnosticar a saúde financeira da empresa e para ter mais segurança na rotina ou em novos investimentos.
Para saber qual é o capital de giro do negócio, basta fazer o seguinte cálculo:
Análise do fluxo de caixa
Para analisar o fluxo de caixa, é preciso levar em consideração diversos componentes que oferecem uma visão mais detalhada da gestão financeira: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.
Após registrar as transações necessárias nesse demonstrativo de fluxo de caixa, cabe agora a análise. Para ter um fluxo de caixa positivo, é preciso que o saldo final seja maior que o saldo inicial. Caso o saldo inicial seja maior que o saldo final, você tem um fluxo de caixa negativo.
Qual é a diferença entre lucro e fluxo de caixa?
A diferença entre lucro e fluxo de caixa é que o primeiro se refere a todo dinheiro que sobra depois de descontados receita, custos e despesas para a manutenção do negócio. Já o segundo é quando a empresa recebe o dinheiro e efetua os pagamentos.
Qual a diferença entre DRE e fluxo de caixa?
O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um relatório de contabilidade que verifica os lucros e os prejuízos da empresa em determinado período. O fluxo de caixa é a ferramenta usada para analisar as entradas e saídas de dinheiro do caixa. A principal diferença entre os dois é que o DRE exige um acompanhamento mais longo a fim de se obter dados mais confiáveis