O governo anunciou a criação de um serviço, no celular, para acabar com a burocracia na compra e venda de veículos usadosentre pessoas físicas.
É mais uma opção dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Vai funcionar assim: o vendedor do veículo acessa o aplicativo, informa o CPF do comprador e faz a assinatura digital. O comprador recebe a notificação e repete o processo. Essa opção digital deverá estar disponível a partir de 24 março. É preciso ter um cadastro no portal gov.br.
A autorização cai direto no sistema do governo federal. Daí, basta levar o veículo para vistoria no Detran local, que continua sendo obrigatória, e concluir a transferência. Claro que o interessado deverá estar em dia com as taxas e multas.
Isso vai facilitar a vida do proprietário de veículo que já tenha documentação digital, os carros que saíram de fábrica ou que foram transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021. Não tem a ver com o ano de fabricação, e sim com a última transferência. Se, por exemplo, no dia 5 de janeiro do ano passado você comprou um carro ano 2016, ele já tem documentação digital. Se foi carro zero, a digitalização já foi automática.